Engana-se quem ainda acha que os aparelho auditivos atuais são meros amplificadores. Os primeiros modelos realmente eram, mas após Alexander Graham Bell e Thomas Edison inspirarem os fabricantes de aparelhos auditivos, os aparelhos auditivos tornaram-se dispositivos capazes de captar e manipular os sons.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)(2017), 360 milhões de pessoas possuem algum tipo de perda auditiva com causas diversas.
A principal finalidade dos aparelhos auditivos é a de auxiliar os indivíduos a ouvir os sons que deixaram de perceber devido à perda de audição. Porém os aparelhos também auxiliam no bem estar social, cognição e contribui comprovadamente para à longevidade.
Atualmente os aparelhos auditivos são dispositivos digitais, que possuem alguns elementos básicos:
- Microfone
- Processador
- Receptor
- Pilha
O Microfone
Responsável por captar os sons do ambiente por meio do ar, o microfone capta e converte as ondas sonoras em sinais elétricos e os manda ao processador.
Quanto maior a qualidade do aparelho auditivo, maior capacidade de captação de sons ele terá e melhor será o resultado que ele entregará.
Os aparelhos mais modernos podem ainda contar com microfones direcionais para a fala que melhoram ainda mais a captação da fala.
O Processador
O Processador transforma os diversos tipos de sons captados pelo microfone, em estímulos adequados à perda auditiva do indivíduo. Ele que irá traduzir os sinais elétricos recebidos pelo microfone de acordo com o ajuste feito pelo profissional Audiologista.
Se o ajuste não estiver correto, o usuário poderá ouvir sons muito altos e outros extremamente baixos, anulando a eficiência do aparelho auditivo.
O Receptor
Possui um alto-falante que converte o sinal elétrico em ondas sonoras e despeja no canal auditivo para o lado interno que irá ser interpretado pelo cérebro. O receptor permite que o som chegue com clareza ao ouvido e possa ser interpretado pelo usuário de forma correta.
A Pilha ou Bateria
Além de armazenar a energia para garantir que o aparelho se mantenha ativo por um longo período, a pilhas nos aparelhos auditivos é responsável por fornecer a voltagem certa para que o processo ocorra sem falhas.
A qualidade da bateria vai influenciar no seu desgaste, mas aparelhos muito potentes e o uso do volume muito alto também farão a bateria durar menos.
Tipos de aparelhos auditivos
Podemos dividir os aparelhos auditivos em dois grandes grupos:
- Retroauriculares
- Intrauriculares
Os Retroauriculares
Esse modelo de aparelho auditivo tem o circuito que faz a captação e os componentes que fazem o processamento do som em um módulo que fica acomodado atrás da orelha. O som já amplificado é conduzido ao canal auditivo por um tubo ou receptor e é direcionado ao sistema auditivo interno do usuário.
Normalmente esse tipo de aparelho é o mais potente encontrado e serve à maioria das pessoas com perda auditiva em diversos graus. Também costuma ser mais resistente e de fácil manuseio.
Os Intra-auriculares
Nos modelos Intra-auriculares, todos os elementos do aparelho auditivo são montados em uma cápsula que fica posicionada dentro do canal auditivo ou ocupando uma pequena parte da orelha externa.
Como se ajusta facilmente à entrada do canal auditivo, é indicado para pessoas que possuem dificuldade na manipulação manual.
Por que é importante conhecer os aparelhos auditivos?
Em diversos casos, pacientes impactados pela perda auditiva acabam buscando uma solução milagrosa para sua dificuldade.
No decorrer da sua procura por um aparelho auditivo que resolva seu problema de imediato, essas pessoas pode buscar os modelo mais caros ou mais tecnológicos, mas sem uma orientação correta e um teste bem aplicado por um Audiologista, o problema pode não ser resolvido.
Se precisar de ajuda para a escolha de um aparelho auditivo, fale com a gente!
Nossos audiologistas de plantão podem dar a orientação correta para seu caso.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!