Por quê usar aparelho em uma orelha só

O uso de aparelhos auditivos nos dois lados é o mais comum entre os usuários, porém algumas pessoas usam aparelho auditivo apenas de um lado. Entre os profissionais da área, a adaptação de aparelho somente em um lado é chamada de adaptação monoaural.

A economia pode ser uma fator de decisão

A adaptação do aparelho auditivo em somente uma das orelhas, mesmo que paciente apresente a perda auditiva bilateral, é comum nos casos em que a situação financeira impossibilita a aquisição dos dois aparelhos. Assim, alguns pacientes optam por usar o aparelho auditivo apenas de um lado, o que torna a adaptação mais difícil e menos eficiente.

Adaptação e fisiologia também podem influenciar no uso de um aparelho auditivo

Em casos raros, o paciente opta pela adaptação unilateral, por questões por sentir desconforto acústico ou físico em uma das orelhas. Podem haver também outros fatores, como baixo índice de entendimento da fala ou intolerância aos sons.

A Adaptação unilateral acontece também nos casos onde o paciente, embora tenha perda auditiva bilateral, apresenta uma assimetria muito acentuada entre o grau e tipo de perda de cada lado. Por vezes, o próprio médico contraindica a adaptação em uma das orelhas. As causas mais comuns são: infecções frequentes, anormalidades anatômicas e perda profunda, sem benefício da amplificação.

Quando a adaptação monoaural é recomendada?

A adaptação monoaural (apenas um lado) é indicada em casos de perda unilateral, infecções frequentes ou perda profunda incompatível com o uso do aparelho auditivo em uma das orelhas.

As principais causas de perda auditiva unilateral

  • Traumatismo por queda ou acidente
  • Infecções frequentes em uma das orelhas
  • Tumor do nervo auditivo
  • Trauma acústico (rojão)

Fique atento que infecções frequentes também podem levar a perda auditiva.

Saiba como evitar infecções frequentes e preservar sua audição

  • Evite limpar a orelha com cotonetes e objetos estranhos como (grampos, chaves, etc.) para não ocorrer o risco causar irritação no canal ou de perfurar a membrana timpânica.
  • Trate corretamente e não ignore o acompanhamento médico e as infecções respiratórias.
  • Nunca pingue remédios caseiros na orelha, principalmente líquidos aquecidos, sem orientação médica.

É possível usar apenas um aparelho se a perda auditiva é nos dois ouvidos?

Se a perda auditiva é bilateral, é sempre aconselhável e importante o uso de dois aparelhos, porque a adaptação binaural facilita a localização do som e o entendimento da fala em ambientes ruidosos.

Desvantagens

A localização do som fica deficitária.

A conversa em uma reunião com várias pessoas torna-se bastante difícil.

O lado da orelha que não está sendo estimulada perde muitas informações acústicas que levam à diminuição da capacidade do Sistema Nervoso Central de interpretar sons de fala. Ao longo do tempo essa orelha não protetizada apresentará uma dificuldade muito grande de se adaptar à amplificação sonora.

A compreensão da fala em ambiente ruidoso fica muito difícil, principalmente para conversar em festas, restaurantes e ambientes industrias.

Pode ocorrer insatisfação no resultado proporcionado pelos aparelhos auditivos?

A insatisfação pode ocorrer quando o paciente acredita que o aparelho auditivo será como ter um ouvido novo, dessa forma, acabam se decepcionando com os aparelhos por não atenderem as expectativas, que estão fora da realidade.

Também pode acontecer quando os aparelhos auditivos não estão corretamente ajustados ao quadro audiológico e às necessidades auditivas da pessoa.

Utilizar os aparelhos de forma irregular e geralmente em ambientes desfavoráveis também é um fator. O paciente acha que em casa não precisa usar e quando vai ao Shopping coloca os aparelhos, o que vai deixa-lo naturalmente muito incomodado.

O intuito desse artigo é demonstrar que a perda unilateral é algo comum e pode acontecer com muitas pessoas.

Também deixei claro que é possível usar apenas um aparelho auditivo, mesmo tendo perda nos dois lados, porém a adaptação pode ser difícil e a insatisfação com o aparelho é uma consequência.

Se você sente que possui alguma dificuldade de audição em apenas um lado, visite um médico otorrinonaringologista para receber um diagnóstico. Se for constatado realmente a perda auditiva e não houver tratamento médico, procure um profissional audiologista e teste um aparelho auditivo.

O ganho na qualidade de vida de alguém que volta a ouvir é expressivo e nem todos que estão nessa situação sabem disso.

Se você gostou desse artigo e conhece alguém que também vai gostar, compartilhe abaixo!

Compartilhe este artigo:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *